quinta-feira, 1 de abril de 2010

Divulgação científica

Antes que o blog morra vou pelo menos fazer um post...

Ontem a noite toca meu celular e quando eu atendo descubro que os repórteres da Veja utilizam números confidenciais. Isso não importa muito mas a partir daí o que se seguiu foi uma conversa de duas pessoas falando idiomas diferentes apesar de ambos usarmos o português. O repórter queria saber de mim qual a força que um tenista tem que fazer num saque para que uma bola de tênis tenha a mesma energia de um próton acelerado pelo LHC. Bom, eu passei uma meia hora tentando convencê-lo de que a comparação não fazia o menor sentido porque uma bola de tênis tem cerca de 10^24 ou 10^25 prótons. Eu disse esse número pensando no número de Avogrado sem pensar muito se era gás ou sólido mas aí começaram os problemas.

-Mas é 10 elevado a 24 ou 25?
-Não faz diferença nesse caso.

E cadê que ele entendia. Ele não deve nem saber o que significa esse número. E nem a grande maioria dos leitores para os quais ele estava pretendendo escrever a reportagem. Muito menos que a força que um tenista deveria fazer ia depender de quanto tempo a bola permanecia em contato com a raquete ou que energia e força são conceitos bem diferentes.

Bom, acho que no final das contas ele desistiu da reportagem (ou foi falar com outra pessoa) porque ficou decepcionado em saber que um saque do Andy Roddick tem muito mais energia que uma colisão de prótons no LHC. O episódio me levou a pensar sobre o por quê de a quase totalidade das pessoas viver completamente alheia a tudo que nós físicos fazemos. Todo mundo (tá, todo mundo é exagero mas o que vale é a ideia) sabe que o pessoal usa ratinhos de laboratório para testar medicamentos que depois são aplicados a seres humanos. A maioria sabe que se usam tubos de vento para testar a aerodinâmica de um carro. Muitos tem uma noção do que são as teorias de Freud. Mas ninguém tem a menor noção do que fazemos. Essa semana, quando o LHC colidiu prótons pela primeira vez a 3,5 TeV as notícias eram de que o Big Bang havia sido recriado. Alguém alguma hora resolveu chamar o bóson de Higgs de Partícula de Deus. Pronto, virou um termo onipresente em toda reportagem sobre o LHC.

As pessoas não tem a menor noção nem dos conceitos mais básicos de física 1. Como é que podem entender o que acontece na pesquisa que se faz em física?

E assim continuaremos vivendo num mundo diferente aos demais. Somos praticamente extraterrestres, concordam?

Saudações a todos os terráqueos e extraterrestres!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

as voltas que a vida da...

Pois eh, meus caros,

para comemorar a inauguracao do blog mais foda do planeta, preciso comentar o que estou fazendo nesse momento... estou instalando e compilando a porra do guile via terminal, e a parada nao ta colaborando... tudo isso pq to querendo instalar o celebre "meep" (Maxwell's Equations for Every Person) para resolver numericamente as eqs de maxwell, se vcs podem acreditar nisso... ah, as voltas que a vida da...

abcs
F

Teste

Testando!